Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

Quando o coração fala

13/10/2016

  • Rejane Wolff

    Mesmo que já ouviu muitos discursos, ainda se emociona com a troca de votos

  • Gabriel Valim

    Quem não se emociona com a troca de votos não é mesmo?

  • JC Xavier

    Os votos devem ser escritos com o coração

  • Cacá Rodrigues Fotografia

     Os votos são palavras que carregam sentimentos

Por Christiane Aguiar

   Seja pelas histórias contadas pelos noivos ou suas promessas de amor eterno, a troca de votos emociona até o convidado mais durão. E mesmo quem já ouviu muitos discursos, como as assessoras de casamento Camila Relva, Ana Júlia Figueiredo, Manuella Gonçalez, Ana Lauand e Chris Godinho, da Duas Eventos, ainda se comove com as palavras dos apaixonados. 

   Algumas declarações de amor são inesquecíveis, ainda mais quando são ditas com palavras que traduzem exatamente o que o coração sente. Não à toa, muitos noivos fazem questão da troca de votos como forma de expressar seus sentimentos diante dos convidados. Mas, como colocar o amor em palavras? Como descrever algo indescritível?

   Para quem deseja escrever seus votos, mas ainda não sabe por onde começar, a assessora Ana Júlia Figueiredo dá a dica: “Deixe fluir! Fale sempre com o seu coração, escute o que ele diz e inspire-se! Isso vale não apenas para os noivos, mas para todos que forem discursar durante a cerimônia”, ensina.

   Ana Lauand conta que um dos discursos que mais a emocionou foi o de um noivo que pediu ao pai da noiva que falasse. “Ele disse que o sogro era o melhor exemplo de homem, pai e marido que conhecia, e gostaria de seguir seus conselhos para a vida. O pai, que tinha o dom da palavra, falou de forma simples, breve e tocante. Foi lindo!”, explica a wedding planner. Segundo Ana, é importante que os noivos conversem antes para definir qual será o estilo dos votos, se os dois falarão ou se chamarão outras pessoas, e que comuniquem isso aos celebrantes e assessores: “É essencial que todos saibam como será o momento para que tudo saia como o esperado”.

   “Amo quando os noivos trocam votos. Sempre me emociono nessa parte, mesmo já tendo feito vários casamentos. É tão gostoso ouvir o que um tem a dizer ao outro! Além disso, as palavras se eternizam no vídeo”, conta Camila Relva, que sempre pede aos casais que escrevam seus votos no papel para que possam guardá-los para sempre. Camila ainda deixa um recado para os mais inseguros: “Os votos são sempre maravilhosos, pois são escritos com a alma em um dos dias de maior emoção do casal, quando todas as lembranças dos momentos que passaram juntos vêm à tona”.

   “Os votos não são apenas palavras. Carregam sentimentos, histórias, momentos e respondem a muitas perguntas, principalmente, o porquê de os noivos começarem uma nova vida. Os votos devem ter essa relevância e o casal deve realmente pensar no seu significado”, destaca Chris Godinho, da Duas Eventos. “Em 2013, realizamos um casamento com cerimônia budista que dá mais destaque aos votos, que são escritos juntos pelo casal. Desde o primeiro dia, pudemos notar a preocupação da monja com os noivos, seus sonhos e desejos e, principalmente, com a forma em que o casal faria seu amor prosperar. Foi emocionante!”, afirma.

   Para Manuella Gonçalez, o mais importante é que o casal lembre que os votos são para os dois e não para o mundo: “Voto é promessa. Deixe seu noivo falar duas linhas escritas no celular e leia você milhões de páginas em papel perfumado. E mesmo que ele conte aquele “causo” que te deixa sem graça, se importe com o que realmente importa: que as palavras tenham o sentido real do que motivou vocês a chegarem ali, naquele metro quadrado de pura ansiedade, para ouvir o SIM! Se este momento será regado a um exagero de lágrimas, gagueira ou risadas nervosas; se você não fica bonita quando chora ou ele chora engraçado e todo mundo ri – esqueçam a foto e o short film. O amor para ser eterno precisa de honestidade, de intenção e de alma. Por isso, sejam vocês a tendência do seu casamento".

   *Matéria publicada na revista YES WEDDING #4 versão impressa
 

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

Catiele Almeida e Eduardo...

Praia, pé na areia e por...

Antena Yes

Detalhes do casamento de...

Prestes a subir ao altar com...

Antena Yes

Cristiana Carvalho e João...

“Eu te recebo por nada além...