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Matérias

Os benefícios dos temperos naturais por Dra. Daniela Jobst

22/02/2017

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    Além de dar um gostinho a mais, os temperos fazem bem para a saúde

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    Alecrim: saudável e delicioso!

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    Use cúrcuma e deixe seus pratos mais saborosos

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    Escolha seu tempero favorito e tenha uma dieta mais saudável

   Dentro da cozinha, podemos usar e abusar de temperos, plantas e especiarias naturais, afinal não há nada melhor que preparar uma comida fresquinha, sem aditivos químicos e cheia de sabor e saúde. Ainda mais se levar uma pitadinha de um ingrediente especial: o AMOR

   Se você já á adepto ou está pensando em incluir temperos naturais na sua alimentação, vou listar alguns que são ótimos aliados da saúde!

   Cúrcuma: conhecida há mais de décadas na índia, a cúrcuma além de ser utilizada como tempero, é também considerada no país como uma erva medicinal. Seu composto bioativo – a curmumina – tem grande função como antiinflamatório e antioxidante (auxiliando, por exemplo, no combate as celulites indesejadas). Porém, para atingir uma absorção mais adequada e gerar esses efeitos, a curcumina precisa estar aliada a piperina (composto bioativo da pimenta do reino). Ou seja, utilize as duas em preparações, pois além de apimentar sua comida, te auxiliarão na saúde.

   Alecrim: é um tipo de arbusto onde você pode cultivar em casa. Necessita de luz solar por pelo menos 1 hora e deve ser irrigado pelo menos 1 vez ao dia, principalmente no início de seu desenvolvimento. Você pode utilizá-lo para aromatizar manteiga ghee, acompanhar preparações como carne bovina, frango e peixe, e pode ser adicionado aos legumes! Seu aroma e sabor dão um toque especial a qualquer prato. Além disso, seu consumo melhora a saúde cardiovascular – devido aos seus antioxidantes –, é rico em vitamina E e estudos ainda sugerem benefícios para a memória.

   Tomilho: é uma erva aromática muito utilizada em preparações culinárias, sendo também uma das especiarias da Ervas de Provence. Combina com assados de carnes, sopas, molhos e legumes, bem como manteigas e pães. Ele é rico em óleos essenciais, contribui para a digestão e melhora o sistema respiratório. Alguns testes realizados no Centro Médico da Universidade de Maryland comprovaram sua eficácia no tratamento de bronquite e sintomas como o da tosse! Você também pode cultivar em casa, inclusive, ele é um ótimo aliado ao alecrim.

   Lembre-se: cultivando sua própria horta, você diminui o consumo de agrotóxicos, e ainda, mantém ervas fresquinhas na sua cozinha!

   Dra. Daniela Jobst
   Clinica Nutrijobst: Nutrição Celular
 

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