Yes Wedding

O site YW está em manutenção por conta da nova versão e em breve o login estará normalizado. Obrigada pela compreensão

  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest
O Yes Wedding tem o maior prazer em receber suas sugestões, opiniões e comentários. Quanto as dúvidas individuais, conforme formos recebendo, tentaremos transformá-las em pautas de matérias futuras. Obrigada e volte sempre!

Contato

contato@yeswedding.com.br
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Pinterest

Matérias

Guardando o vestido de noiva

26/12/2014

  • Divulgação

    O uso de caixa de papelão só é aconselhável em caso de envio expresso, o que não é muito comum quando se fala de vestidos de noivas

  • Divulgação

    Colocar o modelito do grande dia com outras peças na mala deve ser evitado! Elas podem se movimentar durante a viagem e estragar a peça de alguma maneira

  • Gustavo Gaiote

    Uma dica é, uma vez ao ano, colocar o vestido para tomar um ar como na foto de Gustavo Gaiote

  • Luciana Cattani

     As capas escuras protegem da luz e dos olhos curiosos antes do casamento

  • Luciana Cattani

    O ideal é manter a capa sempre esticada, em pé ou deitada como na foto de Luciana Cattani

   Vestidos de noiva são peças únicas e quando o assunto é transporte todo o cuidado é pouco. Para levar a peça para um destination wedding ou guardar depois do casamento, várias precauções devem ser tomadas para que nenhum detalhe se danifique. Conversamos com alguns dos melhores estilistas e ateliês bridal no Brasil para saber um pouco sobre essa tarefa que pode até dar dor de cabeça!

   Segundo Carol Hungria,o ideal é manter a capa sempre esticada, em pé ou deitada, quando for transportar por carro. “Aconselhamos que sempre vá no banco de trás, deixando o espaço inteiro para ficar tudo muito confortável”, afirmou Carol. No Atelier Lethicia Bronstein uma caixa é fornecida para as noivas e o vestido já sai de lá pendurado por um cabide na parte de dentro. “Ele também vai protegido por uma capa de plástico e outra de tecido, própria para isso”, comentou Lethicia.

   Toda a preocupação aumenta no caso de destination weddings.  Para a estilista Vanessa Abbud,quando o trajeto para o grande dia exige um transporte mais longo, o ideal é levar o vestido em uma mala, ou caixa, junto com a noiva. “O vestido ao ser dobrado deve ficar intercalado com folhas de papel para amenizar o amassado e sempre envolto por plásticos dentro e fora da embalagem para evitar qualquer surpresa desagradável”, contou a estilista. Lucas Anderi disse que o uso de caixa de papelão só é aconselhável em caso de envio expresso, o que não é muito comum quando se fala de vestidos de noivas. “Só é bom para transportar, ao chegar ao seu destino ele deve ficar apenas na capa”, comentou Lucas. Uma novidade que Emannuelle Junqueira nos adiantou em primeira mão é que vai lançar em breve uma caixa especial e adequada para essa função, com oplus de poder fazer parte da decoração e virar um objeto de design. Não é demais?

   Especialmente quando o destino é internacional, Luciana Calfat, da WhiteHall, avisou que chegar cedo para o check in é uma ótima pedida, assim você embarca antes e já garante um lugar para colocar o vestido. “Os aviões costumam ter um compartimento para a tripulação guardar blazers e algumas peças de roupa, então fale que é seu vestido de casamento e peça para guardar lá. Muitas vezes, as aeromoças ajudam a noiva nessa tarefa”, ela contou, e ainda dá o aviso de que é bom levar junto a nota do vestido e não correr o risco de ser taxada indevidamente. Colocar o modelito do grande dia com outras peças na mala também deve ser evitado! Elas podem se movimentar durante a viagem e estragar a peça de alguma maneira. E se tiver uma embalagem à prova d’água, melhor ainda!

   O material da capa é outro fator importante. O estilista Lucas Anderi disse que dá preferência às capas de TNT, que são próprias para essa função, por que“elas protegem e ao mesmo tempo impedem a penetração de poeira, permitindo que o vestido fique sempre arejado”, disse. Uma boa ideia é que as embalagens sejam opacas para não correr o risco de nenhuma outra pessoa ver o vestido da noiva antes do grande dia.

É sempre bom perguntar para o estilista quais os melhores cuidados, mas Luciana Calfat, da WhiteHall, ressaltou alguns casos especiais: “alguns tecidos devem ficar deitados, mas não dobrados, para não correr o risco de quebrar a fibra e ficar "marcado" para sempre. Esse é o caso da zibeline de seda e da organza”. E sempre ter cuidado para não dobrar a estrutura do corset (barbatanas) ou bojo!

   Depois do casamento, é essencial levar o vestido para uma lavanderia especializada (o YW recomenda a Wash!). E alguns ateliês, como o de Paula Zaragueta já oferecem o restauro do depois da festapara que o modelo possa ser guardado como novo. “Sempre digo que é interessante, antes de colocar na caixa ou no saco, envolver o vestido em um plástico azul. Ele tem a finalidade de proteger da luz e não deixar o tom do vestido desbotar”, Paula contou. Se for guardar em saco plástico, é aconselhável fazer alguns furos nele para promovera circulação de ar e não deixar abafar, criando chances de mofo.

Depois de todos esses cuidados, a manutenção é de, pelo menos uma vez por ano, tirar a peça do armário para “tomar um ar” por algumas horas! Nesse tempo vale até vestir de novo e relembrar um pouco do seu dia especial, não é não?

(Agradecimento a Gustavo Gaiote e Luciana Cattani pelas fotos cedidas)

Você também
pode gostar de...

Antena Yes

O casamento de Rania...

Foi necessário pouco tempo de relacionamento...

Antena Yes

Margarita Annabe e Ilya...

Apresentados por uma amiga em comum,...

Materia

Inspire-se na beleza bridal...

Quem acompanha as redes sociais (e...