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Beleza

Nutrição funcional e ortomolecular x ansiedade

18/03/2019 por Dra. Daniela Jobst

  • Fotos: Reprodução

    No período pré-casamento muitas noivas sofrem de ansiedade. Pensando nisso, o Yes Wedding conversou com a Dra. Daniela Jobst que deu dicas para aliviar a tensão 

  • Mantenha diariamente em seu cardápio alimentos ricos em triptofano

  • Chá é uma ótima receita caseira para aliviar a ansiedade

  • Praticar exercícios físicos é importante, pois aumenta a sensação de prazer e libera endorfina

  • Praticar meditação relaxa e traz benefícios para a saúde, ajudando a reduzir os níveis de adrenalina e cortisol 

   A ansiedade é um transtorno que acomete grande parte da população (e das noivas!). Algumas pessoas, quando estão em um grau muito alto de ansiedade perdem o apetite, já com outras acontece o contrário e elas acabam descontando a ansiedade nos alimentos.

   Nessas ocasiões, pessoas que sofrem desse mal têm preferências por açúcar ou por carboidratos salgados como massas, salgados, lanches, ou até mesmo não têm uma escolha específica, mas todas apenas comem, mesmo sem fome, buscando uma sensação de alívio e bem estar. Tendo como uma de suas causas o desequilíbrio de neurotransmissores, que gera uma “deficiência interna”, as pessoas comem para preencher essa deficiência.

   Mas, como a nutrição pode ajudar?

   A nutrição funcional trata a ansiedade por meio de alimentos que possam modular e equilibrar o indivíduo, como a prática ortomolecular que ajuda com uma suplementação específica para cada indivíduo. Isso é importante, pois cada caso é diferente, podendo ser ansiedade associada a depressão, fadiga associada a ansiedade, depressão/ansiedade com déficit de serotonina, entre outros, o que implica em necessidades nutricionais específicas para cada situação.

   Dito isso, seguem algumas dicas que podem ajudar no alívio dos sintomas e efeitos da ansiedade:

   SUPLEMENTAÇÃO → magnésio, taurina, ácido fólico, teanina e triptofano são excelentes nesse controle, pois aumentam a concentração do ácido gama-aminobutírico (gABA) e diminuem o glutamato no cérebro, neurotransmissores responsáveis por ansiedade e agressividade. Um bom profissional poderá avaliar a real necessidade do indivíduo em suplementar esses nutrientes.

   ALIMENTOS → Inclua diariamente no seu cardápio alimentos ricos em triptofano como: banana, quinoa, spirulina, ovo, semente de grirassol, grão de bico, cacau, kiwi e amaranto. Ovos (são ricos em aminoácidos, por isso tem o poder de aumentar a serotonina que é o neurotransmissor do bem-estar), banana (uma fruta rica em triptofano que faz a serotonina aumentar), carnes e peixes (ricos em aminoácidos, aumentam a disponibilidade do GABA – que é um ansiolítico natural), chocolate amargo (rico em triptofano e antioxidantes), chá preto (rico em teanina).

   CHÁS E FITOTERÁPICOS → melissa, passiflora, valeriana, mulungu que podem ser prescritas tanto na forma de cápsulas ou chás.

   TREINOS → Exercícios físicos são importantes, pois aumentam a sensação de prazer e liberam endorfina.

   MEDITAÇÃO → Atualmente, estudos têm comprovado que a meditação é excelente para casos de ansiedade e estresse. A prática relaxa, mas também trás efeitos concretos sobre a nossa saúde. Quem medita consegue reduzir os níveis de adrenalina e cortisol (hormônios associados a distúrbios como ansiedade, déficit de atenção e hiperatividade e stress). E tem um aumento na produção de endorfinas, ligadas à sensação de felicidade. 

   DICA ESPECIAL! No caso das mulheres, a maioria sente “fome” à tarde. Na verdade, essa sensação não é fome e sim vontade de comer, ou por hábito ou por deficiência de serotonina. Então, o ideal seria um lanchinho saudável e rico em triptofano. Que pode ser:

1 banana amassada com 1 col (sopa) de quinoa em flocos e 1 col (sobremesa) de cacau em pó, acompanhado de 1 colher de sopa de semente de girassol e 1 xícara de chá de maracujá ou melissa.

OU

Panqueca sacietógena
- 1 banana
- 1 ovo
- 1 col (sopa) de farelo de aveia
- 1 col (café) de cacau em pó
- Canela (á gosto)

   MODO DE PREPARO: Amasse a banana e misture com o ovo e os outros ingredientes. Coloque um fio de óleo de coco numa frigideira (fogo baixo) e jogue a mistura na frigideira. Doure os dois lados. 

   Lembrando que uma alimentação variada, colorida e fresca é rica em nutrientes que equilibram o organismo e ajudam no tratamento da ansiedade associada a todos os fatores que descrevi acima.

   Por isso, vale a pena fazer aquela visitinha ao seu nutricionista!

   Dra. Daniela Jobst
   Nutricionista – Clínica Jobst

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